top of page

Entenda as diferenças entre um consultor e uma consultoria ambiental

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Resumindo em poucas palavras, um consultor ambiental é um prestador de serviços autônomo que atua sozinho em todas as suas responsabilidades. Como ele não conta com a ajuda de outras pessoas, os prazos de entrega, geralmente, são maiores do que o necessário.

 

    Uma consultoria ambiental é formada por uma equipe de vários profissionais com diversas origens e áreas de formação. Assim, ela pode analisar com mais eficiência os impactos ambientais causados pelo processo produtivo de uma empresa e encontrar soluções adequadas às suas necessidades.

 

    Assim, é possível ter uma visão diferenciada e aprimorada em relação às questões sustentáveis e agregar valor ao seu empreendimento.

Dicas para fazer uma ótima escolha

    Como você já entendeu as particularidades desses dois conceitos, separamos, abaixo, algumas dicas que vão ajudá-lo em sua tomada de decisão.

Bom relacionamento com os órgãos ambientais

    Os processos para obter-se, por exemplo, outorgas de recursos hídricos ou para fazer um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) podem demorar mais do que o esperado. Mesmo que todos os documentos estejam preenchidos corretamente, é necessário saber dialogar com os órgãos ambientais para que tudo aconteça como o esperado.

 

    Um profissional autônomo pode ficar muito atarefado e perder o controle da situação. Já uma consultoria ambiental tem vários profissionais capacitados e especialistas nesse assunto, tornando os processos mais eficientes.

 

Experiência de mercado

    Todo empresário quer atender às expectativas de seus clientes, e isso não poderia ser diferente na hora de adequar sua gestão às questões ambientais. Por isso, antes de tomar uma decisão, faça uma pesquisa e encontre uma opção que tenha uma grande experiência de mercado.

 

    Por mais que um consultor seja eficiente, ele sempre terá uma carta de clientes menor do que uma consultoria ambiental.

 

Equipe multidisciplinar

    Para realizar um estudo ambiental correto e eficiente, é necessário a atuação de profissionais de várias áreas, como: biólogos, engenheiros ambientais, geólogos, químicos e, até mesmo, um corpo jurídico para garantir a segurança jurídica.

 

    Infelizmente, um profissional sozinho não consegue ter todas essas formações de uma só vez. Como uma consultoria ambiental sempre trabalha com todos esses tipos de colaboradores, sua eficiência e assertividade são maiores.

 

    As decisões que um empreendedor toma em sua rotina profissional determinam o sucesso do seu empreendimento. Com isso, trabalhar com uma equipe multidisciplinar, bem preparada e experiente, como em uma consultoria ambiental, pode ser o diferencial que você tanto procura para alcançar seus objetivos.

 

    Agora, entre em contato com a nossa empresa para que a sua gestão descubra soluções sustentáveis e que a colocam no caminho da sustentabilidade.

Dois Trilhos direcionando caminhos diferentes
Gostou? 
Veja outros materiais que escrevemos sobre consultoria ambiental 
Tecnico ou consultoria ambiental
Como aumentar o lucro da sua empresa atraves de uma consultoria ambiental
A importancia da consultoria ambiental
bottom of page