top of page

Diferença entre um técnico ambiental e uma consultoria ambiental

    O técnico ambiental é um profissional que trabalha sozinho e desempenha todas as funções relacionadas às legislações ambientais de sua empresa, incluindo as áreas de seguranças, saúde e qualidade. Em muitos casos, devido ao excesso de trabalho e a pressão por resultados, muitos não conseguem ter uma boa performance em suas funções.

 

    Já com uma consultoria ambiental, sua gestão trabalha com uma equipe formada por vários profissionais com diversas formações, como:

 

  • geólogos;

  • biólogos;

  • engenheiros ambientais;

  • corpo jurídico;

  • químicos.

 

    Com isso, seu processo produtivo é otimizado, já que nenhum detalhe é deixado para trás e todas as exigências das leis são respeitadas.

 

    Outra principal vantagem é a possibilidade de poder negociar o valor da prestação de serviço em cada projeto realizado. Com um profissional fixo em sua gestão, você deve pagar encargos trabalhistas e o seu salário todo mês, independentemente das atividades prestadas nesse tempo, e isso pode onerar muito seu orçamento.

 

    É válido lembrar também que, com uma consultoria ambiental, o gestor de uma empresa pode se preocupar com outras responsabilidades mais importantes de sua função. Assim, sua infraestrutura empresarial é aprimorada e a tomada de decisões torna-se mais assertiva.

 

As diferença de custos entre uma consultoria e um técnico ambiental contratado

    O orçamento e as finanças de uma empresa determinam o quão saudável ela é, não é mesmo? Dessa forma, a maioria dos empresários consideram esses critérios, na hora de analisar seu desempenho, como os mais importantes.

 

    Portanto, separamos para vocês, nossos leitores, a diferença de custos entre as duas opções em debate:

    A primeira opção seria a contratação de um Tecnico Ambiental ou de um Setor de Meio Ambiente interno, sendo assim seriam incididas as seguintes obrigações : Carteira assinada, 13 salário, submissão às legislações trabalhista e à justiça do trabalho, necessidade de gestão de carreira, necessidade de constante fomento da motivação do profissional e outros...

    E a segunda e última opção seria a contratação Consultoria Ambiental, ou seja, um Setor de Meio Ambiente externo que possuirá apenas a obrigação adimplir (por retenção) o imposto ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de competência municipal.

    Diante do exposto, a realidade brasileira motiva a terceirização do setor de meio ambiente de qualquer Empresa tendo em vista os autos custos necessários para manter um profissional ou uma equipe interna para cuidar com qualidade das demandas na seara ambiental.

    Porém, por mais que o lado financeiro seja importante, deve-se ter muito cuidado e utilizar todos os critérios possíveis para avaliar a performance de sua empresa e atender às demandas de seus clientes.

 

    O sucesso de uma empresa depende da atuação e das decisões que o seu gestor toma em seu dia a dia de trabalho. Na hora de resolver as questões ambientais, não pense duas vezes e contrate uma consultoria ambiental. Assim, é possível desfrutar de todos os benefícios citados acima e mudar o rumo do seu negócio.

 

    Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe os nossos lançamentos que vão colocar sua gestão no trilho da sustentabilidade!

Pessoa sozinha em um trilho
Gostou? 
Veja outros materiais que escrevemos sobre consultoria ambiental 
A importancia da consultoria ambiental
Diferenca entre consultoria ambiental e consultor
A importancia da consultoria ambiental para o aumento do lucro
bottom of page