top of page

O que é Logística Reversa

Imagem Logística Reversa

  De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

  De forma mais simples, a logística reversa é o retorno de embalagens ou materiais utilizados ao fabricante, para que o mesmo o reutilize ou dê uma destinação final ambientalmente adequada. Com a logística reversa o fabricante nunca deixa de ser responsável pelo produto fabricado em sua indústria.

  A implantação da logística reversa em cada vez mais segmentos é de suma importância visto que a gestão inadequada dos resíduos gera inúmeros danos ambientais que comprometem seriamente a qualidade de vida, tais como: descarte em galerias pluviais provocando alagamentos e inundações; emissão de gases nocivos pela putrefação; disposição inadequada que contribui para transmissão de doenças; depósito em áreas de preservação ambiental que contaminam o solo e poluem as águas superficiais e subterrâneas; entre outros.

  Assim, se todo material ainda em bom estado retornar ao seu fabricante, diminuiria drasticamente os problemas relacionados acima. Como a população cresce cada vez mais, consequentemente a geração de resíduos é maior. Portanto, o ideal é difundir o conceito de responsabilidade compartilhada, que de acordo com a PNRS é um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

  Com a implantação do conceito de responsabilidade compartilhada e logística reversa, estaremos caminhando para uma menor geração de resíduos, o que gera menos impacto ambiental e com certeza irá gerar receita para as empresas praticantes. Os benefícios da implantação da PNRS são inúmeros e tendem a ser difundidos cada vez mais.

  Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito da logística reversa, fale com um dos nossos consultores ambientais, estamos a sua disposição.

Gostou? 
Veja outros materiais sobre Logística Reversa.
Consultoria Ambiental Logística Reversa
bottom of page