O que é Gestão de Energia?

 

O conceito de gestão vem de gerenciar, administrar, saber todas as entradas e saídas, reconhecer os problemas, trata-los, padronizar ações. A gestão foca nos objetivos, metas, avaliar performances e envolver todo o time. Sendo esta baseada em melhoria continua na busca da excelência, e em manter-se atento às mudanças internas e externas.

Assim a Gestão de energia visa realizar tudo isso focado no tema energia. Para começar é necessário o envolvimento de toda a organização em todos os níveis, e também incluir os fornecedores e até mesmo os clientes em alguns casos.

O objetivo de realizar gestão de energia em grande parte das organizações é a redução de custos. Possivelmente obtem-se vários outros benefícios com essas ações como por exemplo, um melhor controle operacional e de produção, melhor gerenciamento de recursos, desenvolvimento de competências, e além de tudo isso, a gestão de energia reduz a emissão de gases de efeito estufa. Gerenciar energia é de fato um bom negócio.

Toda essa gestão pode começar com o desenvolvimento de uma Política Interna, que deve ser divulgada a todos os níveis da organização, sem exceção. Todos precisam estar cientes de que o tema é importante e que são partes integrante desse projeto.

Após o desenvolvimento da política interna, é necessário avaliar todas as entradas e saídas. Basicamente é preciso entender o que é utilizado de energia, o quanto é utilizado e por quê essa energia é utilizada. Avaliar todas as entradas e saídas é importante pois, do ponto de vista físico, energia é tudo aquilo capaz de realizar trabalho, ou seja, não é só energia elétrica, é também o ar comprimido, o gás natural, o sistema de refrigeração, sistema de aquecimento, vapor, e todas as outras coisas que você pode usar para “mover algo” dentro da sua organização.

Após toda essa identificação, é importante realizar as medições, afinal ninguém gerencia aquilo que não é medido. Uma boa estratégia é a instalação de medidores de vetores energéticos com uma malha bem dimensionada, pois eles ajudam a reduzir os custos operacionais. Este sistema, possui um investimento inicial relativamente baixo, daqueles que se pagam em até 2 anos.

Com tudo mapeado e os sistemas em efetivo trabalho das medições, o caminho está aberto para a eficiência energética. Com base nos estudos, é possível identificar comportamentos dos equipamentos e sistemas em geral e realizar a identificação das perdas energéticas. Assim é possível evitar que a organização perca dinheiro, aumente os custos operacionais, o que gera a diminuição da rentabilidade do negócio e com a geração de impacto até na vida útil de determinados equipamentos.

O desenvolvimento dessas melhorias ocorre de maneira rápida. Em ambientes industriais por exemplo, cerca de 50% das ações são implantadas a curto prazo (menos de um ano), sem a necessidade de grandes investimentos e o retorno acontece de imediato. Assim, além da redução dos custos, é possível contribuir também com o combate ao aquecimento global, pois a emissão de gases de efeito estufa é reduzida na fonte.

Sabe onde tudo isso pode começar? Entre em contato com a equipe da Trilho Ambiental, nossos profissionais podem realizar um diagnóstico energético e apresentar a melhor estratégia para a gestão de energia de sua organização.

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • Facebook da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental
Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.