Renata Chaves

21 de mai de 20202 min

Placas Fotovoltaicas são instaladas na sede da Prefeitura de BH

Foi instalado nesse mês uma usina fotovoltaica na sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG, por meio do edital do Fundo Municipal de Defesa Ambiental (FMDA).

O que é o Fundo Municipal de Defesa Ambiental?

O Fundo Municipal de Defesa Ambiental de Belo Horizonte foi criado pela Lei n°4.253/85 e tem como principal objetivo o aproveitamento dos recursos financeiros do município em projetos voltados para a melhoria do meio ambiente e da qualidade ambiental.

A nova usina tem uma potência instalada de 65 kwp, ocupa uma área de 400 metros quadrados e foi implantada por uma empresa mineira que realiza projetos de eficiência energética em todo o país. Essa área foi baseada nas medidas do telhado da prefeitura.

Segundo o secretário de meio ambiente de Belo Horizonte, o sr. Mário Werneck, “o projeto se constitui em um importante marco para a cidade de Belo Horizonte no que diz respeito à sustentabilidade e a um novo paradigma na substituição de nossa matriz energética e aos objetivos de uma cidade com baixa emissão de carbono”.

Quer saber mais sobre as usinas fotovoltaicas? Clique aqui para conhecer um pouco mais!

A instalação dessa usina representará uma redução de aproximadamente 20% do consumo total de energia do prédio, o que irá gerar uma economia mensal de cerca de R$ 8.000,00. A estimativa é que em 10 anos essa economia será cerca de 10 milhões para a prefeitura de BH.

Segundo o secretário executivo do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência do município, a instalação da usina está em conformidade com o Plano de Reduções de Emissões de Gases do Efeito Estufa de Belo Horizonte (PREEGE) que é de reduzir em até 20% as emissões de gases de efeito estufa até o final de 2030.

Essa é a segunda usina fotovoltaica instalada em um prédio público de Belo Horizonte. A primeira foi instalada no ano de 2016. A prefeitura tem previsão de instalar uma terceira usina no estacionamento coberto do Parque das Mangabeiras ainda esse ano.

Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a utilização de energia fotovoltaica no Brasil cresceu cerca de 14,4% no primeiro trimestre de 2020, quando comparado com esse mesmo período em 2019.

Ficou alguma dúvida sobre Usina Fotovoltaica? Nossa consultoria ambiental pode te ajudar! CLIQUE AQUI e converse com um dos nossos consultores.

    150
    0