Letícia Sapori

7 de jan de 20201 min

Entra em operação o Sistema de Licenciamento Ambiental Online de Uberaba

A partir da última segunda-feira (6), entrou em operação o Sistema de Licenciamento Ambiental Online de Uberaba que abrange todas as classes do licenciamento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM).

A plataforma antiga deu lugar a um novo formato mais completo. O município de Uberaba foi o primeiro a informatizar as declarações de empreendimentos não passíveis de licenciamento ambiental e agora estende o serviço para todos os níveis.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no ano passado foram emitidas 650 Declarações de Empreendimentos Não Passíveis; 207 Licenças na modalidade LAS (Licenciamento Ambiental Simplificado); 15 Licenças na modalidade LAC/LAT (Licenciamento Ambiental Concomitante e Trifásico). Outros documentos emitidos foram quatro Autorizações Municipais de Meio Ambiente (AMMA) e cinco Licenças Ambientais. Ademais, estima-se que 205 empreendimentos foram fiscalizados pela SEMAM no processo de licenciamento.

A sistematização do licenciamento ambiental é uma forte tendência. A economia de tempo, o fácil acesso ao órgão e a proximidade entre o licenciador e o empreendedor são as aspectos que têm corroborado a necessidade de atualizar a forma costumeira de se tramitar os processos. Além disso, os municípios e estados aderentes preveem uma significativa economia financeira.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa consultoria ambiental!

Leia mais sobre o assunto:

Municipalização do licenciamento e o atrativo da gestão automatizada

Processos de outorga em Minas passam a ser digitais

Protocolo na ANM passará a ser digital

    850
    0