Na última semana, foi aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM e pela Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas – CPB, o Plano de Manejo do Parque Estadual Cerca Grande.
O Parque Cerca Grande foi criado em junho de 2010 e está localizado no município de Matozinhos/MG, no distrito de Mocambeiro. Ele é o único sítio arqueológico do Estado de Minas Gerais tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em nível nacional em 1962, sendo uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil. O Parque reúne um dos maiores e mais significativos conjuntos de pinturas rupestres da região central do Estado de Minas Gerais.
O que é Plano de Manejo?
O Plano de Manejo é uma obrigação prevista na Lei Federal n° 9.985/2020, o qual informa que o plano é "documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade".
Assim, o Plano de Manejo é um dos principais instrumentos de gestão de cada Unidade de Conservação – UC, pois ele traz o planejamento das ações sobre os usos possíveis em sua área de abrangência.
Além disso, um fato importante é que o Plano de Manejo do Parque foi o primeiro plano realizado e aprovado conforme a metodologia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Antigamente os Planos de Manejo eram elaborados a partir do Roteiro Metodológico de Planejamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Quer saber um pouco mais sobre as Unidades de Conservação e Planos de Manejo? Nossa consultoria ambiental está a disposição para atender você. Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.
Comments