• Caroline Martins

Entenda o que é Capital Natural e como sua empresa se encaixa nesse conceito


O capital natural é um conceito que enxerga o valor dos recursos naturais em relação a um produto ou serviço, sob a ótica dos custos de produção.


A ideia é deixar de considerar tais insumos como ativos gratuitos e passar a fazer uma espécie de valoração/precificação dos mesmos, tratando-os como capital, nos mesmos moldes como se tratam os recursos econômicos.


Foi chamado de capital natural quando se percebeu que esses elementos são essenciais para as atividades econômicas, assim como as pessoas, as máquinas e os recursos financeiros.


Um caso de valoração do Capital Natural


Uma demonstração, por meio de cifrões, dos benefícios dos mangues próximos à cidade de Kampala, capital de Uganda, mostrou que conservar o ecossistema era mais vantajoso do que usar as áreas para o cultivo agrícola.


Os mangues agem como um tratamento natural do esgoto, economizando recursos em saneamento. Também são uma barreira natural em caso de avanço no nível do mar. Sem falar do seu valor como berçário e fonte de alimentos para a fauna marinha – o que tem grande valor, inclusive econômico, para o setor de pescados.



O Capital Natural e os Serviços Ecossistêmicos


Combinados entre si, esses bens naturais prestam serviços que são chamados de ecossistêmicos.


Por exemplo, o equilíbrio no regime de chuvas, a vegetação natural que oferta água limpa, a polinização feita pelos animais, a captura de CO2 que ajuda na regulação do clima, as florestas que protegem os solos e as encostas contra a erosão. E como tudo isso se relaciona com o mundo dos negócios?


Todas as atividades empresariais dependem direta ou indiretamente do capital natural.


Mensuração de impactos ambientais e riscos ao Capital Natural


Como toda a atividade empresarial provoca impactos no ambiente e na sociedade, é preciso conhecê-los, para administrar os riscos e também enxergar oportunidades para os negócios.


Os impactos podem ser positivos (investimento na restauração local ou na melhoria da qualidade da água, do solo e da superfície) ou negativos (alteração da qualidade da água, do solo, do ar).


O desafio é criar práticas e estratégias empresariais que gerem valor para a organização e, ao mesmo tempo, promovam a preservação dos ecossistemas e o bem-estar da sociedade.

Algumas empresas já estão fazendo a sua gestão a partir do capital natural. Quer saber como o seu negócio se encaixa nisso?


Podemos te ajudar a avaliar os impactos ambientais da sua atividade e controlar os riscos. Clique AQUI e fale com um de nossos consultores ambientais!

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.