• Thiago Santiago

ANA e ABC trocam experiências sobre Programa Produtor de Água com países latino-americanos


Na terça-feira, 23 de março, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), abriu as atividades internacionais de 2021 com um encontro on-line para troca de experiências entre Brasil, Bolívia, El Salvador, Paraguai e República Dominicana em temas relacionados ao Programa Produtor de Água.


A iniciativa integra as ações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico planejadas para os projetos bilaterais de cooperação internacional neste ano e contou com a participação de 25 técnicos de instituições públicas dos quatro países da América Latina convidados.

Programa Produtor de Água


Criado em 2001, o foco do Programa Produtor de Água é o estímulo à política de pagamento por serviços ambientais (PSA), que recompensa os produtores rurais por ações de conservação de água e solo. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.


A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, beneficiando habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Cerca de 1.200 produtores rurais já aderiram à iniciativa e esses projetos abrangem uma área de aproximadamente 400 mil hectares, dos quais 40 mil já foram recuperados pelo Produtor de Água.


Fonte: ANA


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

4 visualizações0 comentário