Água do mar para descarga economiza milhões de litros por ano em Hong Kong



Em várias regiões do Brasil a escassez hídrica é um grande problema que traz sofrimento a inúmeras pessoas. Diferentes causas podem levar ao conflito como aumento no consumo de água, falta de planejamento do governo e mudança no regime de chuvas são alguns dos exemplos. Nesse sentido, um sistema, utilizado há mais de cinco décadas em Hong Kong, economiza uma média de 762,5 mil metros cúbicos por dia de água tratada. Se trata de captar água do mar e usá-la nas descargas dos banheiros.

Segundo a ONG britânica Waterwise, o uso de água para descargas representa cerca de 30% do consumo hídrico doméstico, e até 70% do uso em edifícios comerciais. Usar água do mar para este fim preserva uma grande quantidade de água doce para fins mais nobres.

Para adaptar a realidade das cidades costeiras do Brasil à essa técnica seria necessário construir uma segunda tubulação e isso inclui usar dutos mais resistentes à corrosão provocada pelo sal presente na água. Também é preciso adaptar a estação de tratamento para receber esse tipo de efluente. É um alto investimento mas que traria grandes retornos para a população. Uma alternativa é começar em áreas urbanas que estão se expandindo, e implementar novos bairros já com esta infraestrutura.

#HongKong #Águadomar #Águaparadescarga

6 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.