03 PERGUNTAS PARA ENTENDER A PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L)

O que se percebe atualmente é um forte movimento para organizar e gerir organizações em busca da sustentabilidade, com uma Gestão Ambiental eficiente. Uma das metodologias utilizadas para essa finalidade é a Produção Mais Limpa (P+L).


A Produção Mais Limpa traz benefícios ambientais e econômicos para as empresas graças à redução dos impactos ambientais e o aumento da eficiência do processo.


O que é o método de Produção Mais Limpa (P+L)?



Etapas do método de Produção Mais Limpa (P+L). Fonte: Centro Nacional de Tecnologias Limpas (SENAI)

É a aplicação contínua de uma estratégia ambiental de prevenção da poluição na empresa. Foca nos produtos e processos para otimizar o emprego de matérias-primas, tendo como meta a não geração ou a diminuição dos resíduos, reduzindo os riscos ambientais para os seres vivos e trazendo benefícios econômicos.


Quais são os objetivos da Produção Mais Limpa (P+L) ?


Eliminar a poluição DURANTE o processo de produção, não no FINAL. A explicação: todos os resíduos que a empresa gera lhe custou dinheiro, pois foram comprados pelo preço de matéria-prima e consumiram insumos como água e energia.


Uma vez gerados, os resíduos continuam a consumir dinheiro, seja sob a forma de gastos com tratamento e armazenamento, seja sob a forma de multas pela ausência desses cuidados, ou ainda pelos danos à imagem e reputação da empresa.


O método de Produção Mais Limpa (P+L) pode ser aplicado aonde?


Esse método pode ser aplicado em processos, produtos e serviços.


Nos processos, é aplicado através da conservação de matérias-primas, água e energia, eliminação de matérias-primas tóxicas e redução, na fonte, da quantidade e toxicidade das emissões atmosféricas e dos resíduos gerados.


Nos produtos, aplica-se pela redução dos seus impactos negativos ao longo de seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a sua disposição final.


Aos serviços, pode ser aplicado através da incorporação das questões ambientais em suas fases de planejamento e execução.


A Gestão Ambiental, com adoção de métodos como a Produção Mais Limpa (P+L) é uma prática possível, para pequenos e grandes negócios. E a sua empresa também pode fazer parte desse processo!


Quer saber mais sobre métodos de gestão ambiental? Clique AQUI e saiba como podemos te ajudar!

873 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo