02 plataformas para troca de conhecimentos em sustentabilidade que você precisa conhecer


Foto: Pixabay (CC)


Durante o Fórum Político de Alto Nível em Nova Iorque, que ocorreu em julho deste ano, foram criadas duas iniciativas para troca de conhecimento em sustentabilidade: a Green Industry Platform (Plataforma da Indústria Verde) e a Green Finance Platform (Plataforma de Financiamento Verde).


A primeira plataforma é destinada às indústrias e a segunda é direcionada a bancos, seguradoras e empresas de investimento.


O objetivo principal desses projetos é impulsionar a responsabilidade ecológica no setor privado. As plataformas irão conter dados, pesquisas e orientações para possibilitar o alcance desse objetivo.


Os assuntos abordados irão desde o retorno de investimento em energias renováveis até títulos verdes, infraestrutura sustentável, normas e regulamentos.


Primeiramente, você já ouviu falar em Títulos Verdes?


Os Títulos Verdes (Green Bonds para o mercado internacional) são Títulos de Renda Fixa utilizados para captar recursos com o objetivo de implantar ou refinanciar projetos ou ativos que tenham atributos positivos do ponto de vista ambiental ou climático. Um exemplo são os investimentos em energia renovável.


Os projetos ou ativos enquadráveis para emissão destes títulos podem ser novos ou existentes e são denominados Projetos Verdes. Esses títulos representam um instrumento importante para estimular o desenvolvimento sustentável e a destinação de recursos para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.


Como essas 02 plataformas trabalham?


A Green Industry Platform (Plataforma da Indústria Verde) disponibiliza conhecimentos técnicos para que pequenas e médias empresas tornem os seus suprimentos, produtos e operações mais ecológicos.


A plataforma reúne evidências e estudos que mostram como a sustentabilidade permite melhorar os resultados dos negócios.


A Green Finance Platform (Plataforma de Financiamento Verde) orienta bancos, seguradoras e empresas de investimento e garante que as mais recentes inovações do setor financeiro contribuam para uma transição econômica ecológica.


A iniciativa apresenta novas ferramentas para que empresas e investidores avaliem os riscos e as oportunidades do capital associado à exploração sustentável da natureza. O projeto também deve divulgar diretrizes sobre serviços bancários, seguros e finanças responsáveis.


Essas plataformas trazem benefícios por possibilitar o acesso rápido e fácil aos mais recentes conhecimentos e inovações em sustentabilidade, sendo fundamentais para garantir que as empresas sejam capazes de desenvolver boas práticas já existentes e garantir benefícios ainda maiores para o meio ambiente e para as pessoas, além de apoiar a transição para economias verdes.


Quer saber sobre soluções sustentáveis para sua empresa? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores ambientais!

6 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.