top of page

TRILHO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

5 Excelentes FILMES com conteúdo ambiental para refletir! 

Basta clicar, esperar carregar, e assistir (links com filmes completos).

Caso deseje ler as legendas basta, clicar no ícone "legendas/CC" localizado na barra de rolagem do Youtube.

HOME

Sinopse do Filme HOME

 

Em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta em aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista. A humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente a extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo.

Ao longo de uma sequência através de 54 países, toda filmada dos céus, Yann Arthus-Bertrand divide conosco sua admiração e preocupação com o planeta e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo.

A Era da Estupidez

Sinopse do Filme A Era da Estupidez

 

Mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055, ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

Uma Verdade Inconveniente

SINOPSE DO FILME UMA VERDADE INCONVENIENTE

O ex-vice-presidente americano Al Gore apresenta uma advertência e impressionante visão do futuro de nosso planeta de nossa civilização, no documentário mais importante do ano. Trata-se de um alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato. "Uma Verdade Inconveniente" traz o convincente argumento de Gore, de que precisamos agir agora para salvar a Terra. Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornarmos PARTE DA SOLUÇÃO.

Food S/A (Alimentos S/A)

Sinopse do Filme Food S/A (Alimentos S/A)

 

O documentário faz uma incursão sobre os modos de produção da comida que chega às nossas mesas todos os dias, desde o modo como os animais “para fins industriais” são criados e abatidos, o excesso de uso de hormônios e antibióticos – que faz com que frangos engordem em tempo recorde – , a inserção na alimentação de variedades de soja geneticamente modificadas que resistem ao mais forte dos pesticidas, entre outros recursos utilizados pelas companhias para “aumentar a produtividade” – e que, em última instância, faz a comida ficar cada vez mais distante de sua natureza. Isso somado aos impactos à saúde, como o aumento da incidência de obesidade, diabetes e contaminação por E.Coli decorrentes dessa ‘desnaturalização’ da comida.

Mas o filme aponta também caminhos, e mostra que está nas mãos do consumidor pressionar a indústria e as cadeias de supermercados por mudanças.

A Enseada (The Cove)

Excelentes Praticas publicadas no Educares!

Reciclando conceitos, transformando vidas - Associação Reciclarte

Os apenados que cumprem pena com a prestação pecuniária e prestação de serviço comunitário provê cursos e material didático, para que presos do regime fechado façam capacitações na área de meio ambiente como compostagem (e) ou artesanato com material reciclado, que pode ser elaborado com resíduos da própria unidade prisional.O material reciclável advém das empresas parceiras, o resíduo orgânico dos refeitórios da unidade prisional e os cursos ofertados são todos relacionados a questão ambiental. Esta iniciativa é desenvolvida nos presídios Frei Damião de Bozzano e João Antonio Luis, que integram o Complexo Prisional Anibal Bruno, em Recife e Penitenciária Agroindustrial São João e Professor Barreto Campelo, em Itamaracá - PE.Esta prática foi deferida como Boa Prática pelo Instituto Innovare, edição 2011.

Projeto MACAR: Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Riscos de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina-Paraná-Brasil

O projeto MACAR nasceu da necessidade de levar informação a população sobre os riscos de deslizamentos nos morros urbanos, em função dos deslizamentos ocorridos em Antonina, litoral norte do Paraná, em março de 2011, um total de 50.O Projeto MACAR tem por objetivo mitigar os riscos de deslizamentos em áreas de suscetibilidade ambiental nos morros urbanos de Antonina. Um dos riscos de deslizamentos nas maiores áreas de risco diz respeito ao depósito de lixo e esgoto nas encostas de bairros populosos, cujas residências foram construídas a partir do corte de encostas.Por meio de mapeamento georreferenciado das ocupações nas áreas de risco, constatamos a prática comum dos moradores jogarem lixo e esgoto nas encostas. Construído o Banco de Dados do diagnóstico realizado elaboramos um mapa com os principais resultados e aconselhamento de boas práticas, a fim de mitigar os fatores que podem vir a promover deslizamentos, entre eles as Boas Práticas de não acumular resíduos em encostas e os distribuímos a população, moradia por moradia. 

Link De Fonte De Notícias

http://web.ademadan.org.br/projetos/macar/ 

Logistica Reversa / Reciclagem

Sinopse do Filme The Cove (A Enseada)

 

Psihoyos, sua equipe e o ativista Ric O'Barry, viajam a Taiji, Japão, uma cidade devota a baleias e golfinhos. No entanto, em um local próximo e isolado, cercado por placas de "Perigo", uma atividade é praticada longe dos olhos do público. Um grupo de pescadores praticam a caça dos golfinhos, que são vendidos a aquários e parques marinhos gerando enorme renda aos envolvidos.

Taiji é o maior fornecedor de golfinhos do mundo. Seus barcos de pesca formam uma barreira de som, levando os golfinhos à praia onde treinadores de várias partes do mundo aguardam para selecioná-los. Os mais cobiçados são as fêmeas nariz-de-garrafa. Os golfinhos não selecionados são discretamente abatidos e sua carne, altamente tóxica por mercúrio, vendida.

As imagens da matança foram obtidas por meio de câmeras escondidas nos arredores do local. De acordo com evidências apresentadas pelo documentário, o governo japonês dá cobertura a essas práticas e o público japonês não está ciente sobre a caça e a comercialização da carne de golfinho.

 

bottom of page